Foi recentemente introduzida na lista de terapias manuais, como uma das técnicas mais delicadas dentro das que foram catalogadas até hoje. Consistindo num tratamento de superfície mas com efeitos muito profundos a nível do sistema nervoso, o Bowen produz uma sensação profunda de relaxamento e bem-estar, promovendo um rápido e duradouro alívio da dor.
O QUE É?
A Terapia de Bowen é uma terapia manual que consiste na aplicação de precisos e delicados movimentos em pontos específicos do corpo, nomeadamente nos músculos, fáscia, tendões ou ligamentos. Estes movimentos exercem uma acção profunda ao nível do sistema nervoso, contribuindo para um estado de relaxamento, equilíbrio e bem-estar do organismo, apresentando o máximo de resultados com a mínima intervenção. Os resultados podem ser visíveis desde o primeiro tratamento e a correcção do problema poderá ficar concluída ao fim de algumas sessões. No decorrer da sessão, são efectuadas pausas frequentes, essenciais para o corpo responder ao estímulo aplicado pelo terapeuta e iniciar-se o processo designado por homeostasia, ou seja, de auto-regulação. Desta forma, a terapia pode ser direccionada para um problema específico ou tratar o corpo como um todo.
Sendo considerada uma das terapias mais seguras, a Terapia de Bowen pode ser aplicada a qualquer pessoa, desde recém-nascidos, bebés, crianças, jovens, adultos, idosos, grávidas e atletas.
COMO FUNCIONA?
Numa primeira análise, a Terapia de Bowen parece ser apenas um conjunto de movimentos aplicados na pele e em pontos específicos do corpo, que contribuem para um estado de relaxamento profundo. No entanto, são estes mesmos movimentos que dão ao organismo as instruções necessárias para iniciar um processo de auto-cura e equilíbrio. O relaxamento acresce ainda benefícios para o sistema imunitário e hormonal.
A Terapia de Bowen consegue ser ainda eficaz em problemas musculo-esqueléticos, como as dores lombares que surgem na sequência de esforços exagerados, ou até mesmo lesões desportivas.
BENEFÍCIOS
A Terapia de Bowen proporciona ao paciente uma notória melhoria na qualidade de vida e uma significativa diminuição da dor e dos sintomas de diversas patologias
musculo-esqueléticas.